A temporada de verão começou com boas notícias para Garopaba: as obras de melhoria no fornecimento de energia elétrica, realizadas pela Celesc, entraram em operação recentemente.
Planejadas para atender ao empreendimento Surfland, no Bairro Loteamento Campo Duna, as intervenções não só contemplam as necessidades do empreendimento, mas também promovem maior segurança energética para cerca de 15 mil unidades consumidoras do município. A nova rede possui 28 quilômetros e um investimento de quase R$ 11 milhões. As melhorias foram divididas em duas etapas. A primeira, iniciada em 15 de julho do ano passado, consistiu na instalação de uma rede de alta tensão com carga de 5,5 MW para atender à demanda da Surfland, já que a rede de média tensão disponível anteriormente era insuficiente.
A segunda etapa, 100% custeada pela Celesc, ampliou os benefícios da nova rede, conectando-a à Subestação de Garopaba. A obra como um todo contou com 96% de participação financeira da Celesc e 4% da Surfland. O investimento criou uma alternativa de alimentação para o município, que até então dependia exclusivamente de um único alimentador vindo de Imbituba. Além disso, toda a nova rede foi projetada com tecnologia compactada, oferecendo maior resistência a eventos climáticos e contato com vegetação. “Quando ocorre um acidente no alimentador que vem de Imbituba, Garopaba fica sem energia. Por isso, estamos aproveitando o trecho de obra até a Surfland para fazer essa nova conexão. Assim, teremos um plano B em caso de problemas na rede principal”, explica Giocondo Tasso, gerente da Agência Regional de Tubarão. As obras reforçam o compromisso da Celesc em garantir um fornecimento de energia mais confiável para os moradores e visitantes de Garopaba, especialmente em um período em que a demanda cresce significativamente devido à alta temporada.
Comments